Uma casa de luz, amor, disciplina e caridade,
onde se pratica a Doutrina do Santo Daime.

Concentração

Os nossos encontros espirituais são chamados de trabalhos: normalmente fazemos os chamados trabalhos de CONCENTRAÇÃO e ocorrem, geralmente nos dias 15 e 30 de cada mês*. A farda (vestimenta oficial somente para os fardados da igreja) para o trabalho de concentração é azul.

São iniciados às 20h00 com orações e em seguida todos consagram o Santo Daime. Neste momento a quantidade servida é igual para todos. A serventia do Daime é chamada de despacho, e logo após inicia-se o hinário.

O hinário é o conjunto de hinos, que são espécies de cânticos “recebidos” por membros da Doutrina, como que canalizações de mensagens espirituais de diversos temas. Através do canto destes hinos, o participante tem a oportunidade de iniciar o processo de auto-reflexão. O CEU SAGRADO disponibiliza o hinário impresso para que todos possam acompanhar e participar do canto.

Após o término do hinário, serve-se novamente o Santo Daime, mas desta vez cada participante determina a quantidade que deseja ingerir para que se inicie o período propriamente dito de CONCENTRAÇÃO.

Nesta etapa, faz-se silêncio e todos entram em estado de meditação profunda, procurando concentrar-se nas questões internas que trazem consigo, buscando contato íntimo com seu Deus interior. Também são tocadas músicas suaves que auxiliam no processo de meditação.

Durante todo o trabalho, uma equipe de “fiscais” permanece à disposição para auxiliar os participantes, fornecendo tudo que for necessário para que se faça um bom trabalho espiritual.

o final da concentração, cantam-se os hinos de encerramento, são comemorados os aniversários do mês corrente e são dados os avisos necessários.

Fecha-se então o trabalho com orações e todos são liberados para nossa confraternização.

Os trabalhos têm duração média de 4 horas, podendo se estender um pouco mais por motivos diversos.

*Exceto nos dias em que 15 e 30 sejam aos domingos ou feriados oficiais (nacionais/sorocabanos), e nestes casos ocorrem sempre no dia anterior. Em caso de dúvidas acompanhe sempre nossa agenda.

Bailado

Os trabalhos de BAILADO são realizados em datas de festejo importantes: Reis, aniversário da igreja, comemoração de São João e Virgem da Conceição. São assim chamados pois cantam-se os hinos ao mesmo tempo em que se baila. A farda para o bailado é branca.

Após com as orações e a consagração do Santo Daime inicia-se o bailado.

O bailado consiste num simples movimento lateral de corpo, compondo-se basicamente de dois passos curtos para a esquerda e dois curtos para a direita em sua maior parte (ritmo de marcha). Existem ainda outros ritmos, destacando-se a valsa, com movimento apenas de ombro, e a mazurca, em que é realizado um giro de 180 graus com o corpo. Todos os passos são de fácil assimilação e qualquer pessoa em boas condições físicas pode participar. Os que não tiverem condições para bailar, podem acompanhar o trabalho sentados.

Durante os bailados, podem ser realizadas outras cerimônias, como batizados, casamentos,  fardamento (cerimônia de filiação ao Santo Daime) e comemorações diversas conforme o motivo ao qual se está realizando o bailado.

Galeria de Fotos