Por que tomar Daime?

Por CEU DA NOVA VIDA

Os motivos que levam as pessoas a vivenciar uma experiência com o Santo Daime são os mais diversos. Muitos buscam nesta medicina a cura para diferentes males como a depressão, o alcoolismo, o tabagismo, a dependência química entre outros. Contudo, existem também aqueles que simplesmente desejam ter uma experiência espiritual aprofundada e/ou buscam o autoconhecimento graças à ampliação de consciência que o Daime proporciona.

Se você, por alguma razão, tem vontade de conhecer o Daime mas ainda não teve a oportunidade ou coragem, listamos aqui alguns bons motivos para que você não deixe de conhecer esta sagrada medicina.

🔸 É UMA SUBSTÂNCIA ENTEÓGENA

O Daime (ayahuasca) é uma substância capaz de transformar as atitudes, o comportamento e as relações de significado internas mediante a alteração/modulação do funcionamento mental do indivíduo, apresentando, portanto, um impacto positivo sobre o comportamento cotidiano de quem o utiliza. Por atuar desta forma no organismo humano é que pode ser classificada como uma uma substância “enteógena” ; do grego (en = dentro/interno, theo- = deus/divindade, genos = gerador) que significa a “manifestação interior do divino” ou ainda “gerador da divindade interna”.

FONTE: ESCOBAR, J. A. C. Ayahuasca e Saúde: Efeitos de uma Bebida Sacramental Psicoativa na Saúde Mental de Religiosos Ayahuasqueiros. 260 f. Tese (Doutorado) – Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

🔸 EFEITO RÁPIDO E POSITIVO SOBRE A DEPRESSÃO

Pesquisadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descobriram que com apenas uma ingestão de Daime (ayahuasca) é possível aliviar os sintomas de vítimas de depressão sendo o efeito quase instantâneo. De acordo com a pesquisadora Fernanda Palhano, a maior parte das pessoas que ingeriram o chá apresentaram melhora nos sintomas depressivos. Segundo ela, foram 64% dos pacientes que beberam o chá com melhora clínica em até sete dias após o experimento. Ao todo, 29 pessoas com depressão participaram da experiência, além das 50 pessoas saudáveis do grupo de controle. Entre os doentes, 15 receberam placebo e 14 a substância real. Foi constatado no estudo que, logo no primeiro dia após o tratamento, há uma diminuição significativa dos sintomas depressivos nos pacientes que beberam ayahuasca quando comparados aos que beberam placebo, conta a pesquisadora.

FONTE: https://g1.globo.com/…/pesquisas-testam-ayahuasca-no-tratam…

🔸 AÇÃO NÃO PREJUDICIAL, DO PONTO DE VISTA TOXICOLÓGICO

Estudos apontam que, do ponto de vista toxicológico, a bebida possui inocuidade ou seja: não se constatou nenhuma diferença no sistema neurosensorial, circulatório, renal, respiratório, digestivo, endócrino entre os grupos experimentadores e de controle.
Esses estudos comprovam a natureza saudável e funcional dos indivíduos que consomem a ayahuasca regularmente por várias gerações pois não foram encontrados sinais de “consequência médica e social deletérias”.

FONTE: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/…/a…/viewFile/2576/3634

🔸 ESTIMULA A FORMAÇÃO DE NEURÔNIOS

Uma das principais substâncias presentes no Daime é capaz de estimular a proliferação de neurônios no cérebro, é o que mostram experimentos realizados por pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi constatado que a molécula “harmina”, presente no cipó “Banisteriopsis caapi” (Jagube), foi responsável pela multiplicação de células progenitoras neurais (as que dão origem aos neurônios e diferentes tipos células do cérebro) além de terem promovido a formação de prolongamentos celulares, essenciais para a formação dos neurônios.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/…/1845060-ayahuasca-estimula-p…

🔸 EFEITOS POSITIVOS NA CURA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Evidências científicas demonstram os benefícios no âmbito psicoterapêutico, à eficácia junto ao tratamento do alcoolismo crônico e outras drogas de abuso. A pesquisa concluiu que a utilização da Ayahuasca, por meio de um segmento religioso, contribuiu de maneira fundamental para o abandono ou descontinuidade do uso de substâncias química, sendo considerada pelos mesmos uma forma de tratamento.

FONTE: http://www.scielo.org.ar/scielo.php…

🔸 AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Segundo psiquiatra integrante do grupo multidisciplinar do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), responsável pela resolução que regulamentou o uso religioso da ayahuasca no Brasil, essa é uma importante distinção a ser feita. “Ampliar a consciência não significa ter alucinação em seu sentido pejorativo”, segundo ele, ampliar a consciência é alcançar um estado mental que permite uma reflexão profunda, semelhante à meditação. Já a alucinação é uma percepção alterada da realidade (ALMEIDA, 2010 p.1)

FONTE: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/…/a…/viewFile/2576/3634

 

Fonte do artigo: https://bit.ly/2xoIUpk