Concentração

Os trabalhos chamados de CONCENTRAÇÃO ocorrem, geralmente nos dias 15 e 30 de cada mês*.
São iniciados com orações e em seguida todos consagram o Santo Daime. Neste momento a quantidade servida é igual para todos. A serventia do Daime é chamada de despacho, e logo após inicia-se o hinário.

O hinário é o conjunto de hinos, que são “recebidos” por membros da Doutrina, canalizações de mensagens espirituais de diversos temas. Através do canto destes hinos, o participante tem a oportunidade de iniciar o processo de auto-reflexão O CEU SAGRADO disponibiliza o hinário impresso para que todos possam acompanhar e participar do canto.

Após o término do hinário, serve-se novamente o Santo Daime, desta vez cada participante determina a quantidade que deseja ingerir para que se inicie o período de CONCENTRAÇÃO.
Nesta etapa, todos entram em estado de meditação profunda, procurando concentrar-se nas questões internas que trazem consigo, buscando contato íntimo com seu Deus interior. Também são tocadas músicas que auxiliam no processo de meditação.

Durante todo o trabalho, uma equipe de “fiscais” está a disposição para auxiliar os participantes, fornecendo tudo que for necessário para que se faça um bom trabalho.
Ao final da concentração, cantam-se os hinos de encerramento, são comemorados os aniversários do mês corrente e são dados os avisos necessários.
Fecha-se o trabalho com orações e todos são liberados para nossa confraternização.

Os trabalhos tem duração média de 4 horas, podendo se estender um pouco mais por motivos diversos.

*Exceto nos dias em que 15 e 30 sejam aos domingos ou feriados (nacionais/sorocabanos), neste caso ocorrem no dia anterior. Em caso de dúvidas acompanhe sempre nossa agenda.

Bailado

Os trabalhos de Bailado são realizados em datas de festejo: aniversário da igreja, comemoração de São João, Virgem da Conceição e entrega dos trabalhos do ano. São assim chamados pois cantam-se os hinos ao mesmo tempo em que se baila.

Após com as orações e a consagração do Santo Daime inicia-se o bailado.

O bailado consiste num simples movimento lateral de corpo, compondo-se de dois passos para a esquerda e dois para a direita em sua maior parte, como acompanhamento do ritmo chamado marcha. Existem ainda mais dois ritmos: a valsa, com movimento apenas de ombro, e a mazurca em que é realizado um giro de corpo. Todos os passos são de fácil assimilação e qualquer pessoa em boas condições de saúde pode participar. Os que não tiverem condições para bailar, podem acompanhar o trabalho sentados.

Durante os bailados, podem ser realizadas outras cerimônias, como batizados, casamentos,  fardamento (cerimônia de filiação ao Santo Daime) e comemorações diversas conforme o motivo ao qual se está realizando o bailado.