Dúvidas Frequentes

O Santo Daime é uma droga?

Naturalmente que não, pois não provoca nenhum tipo de dependência quimíca, também não há prejuízos com relação a saúde. Muito pelo contrário, serve como poderosa ferramenta para tratamento de dependência quimíca e é comum que as pessoas que comungam o Santo Daime tenham uma melhora significativa em questões de saúde.

Por que tenho que pagar para tomar o Santo Daime?

O Santo Daime tem um alto custo para sua produção. Temos ainda uma série de despesas de manutenção de nosso espaço, como: funcionários, energia elétrica, água, etc. Além disso, no CEU SAGRADO, mantemos uma série de obras assistenciais junto à população carente de Sorocaba, como nossa clinica para tratamento de dependência química com o Santo Daime. Portanto, quando você paga para participar de nossos trabalhos, você está ajudando a manter um sistema que beneficia muitas pessoas.

Vou vomitar ou ter diarreia após tomar o Santo Daime?

O Santo Daime pode provocar irritação da mucosa gastrointestinal. Por este motivo o sistema digestivo pode tentar expurgá-lo. Na doutrina do Santo Daime, chamamos este processo de limpeza. Nem todos passam por esse processo, que além de um processo fisiológico tem um aspecto espiritual. Esta limpeza pode estar associada à níveis de compreensão que a pessoa atinge ao lidar com questões internas, resolvendo problemas e conflitos psicológicos. No geral, após o processo limpeza a pessoa sente um bem-estar e sensação de êxtase.

Por que não posso sair depois de tomar?

Porque há uma alteração de consciência, e dentro deste processo a pessoa pode ter alguma dificuldade em discernir o real daquilo que é fruto de sua mente, podendo afetar sua capacidade de tomar decisões. Portanto é necessário que o participante aguarde o efeito da bebida passar, o que acontece geralmente no tempo em que o trabalho é finalizado. Como instituição devidamente legalizada, respondemos legalmente pela integridade física da pessoa que participa de nossa reunião.

O Santo Daime é uma religião?

Sim, e por isso tem o respaldo da legislação brasileira, para o consumo de bebida psicoativa no contexto religioso.

Em que vocês acreditam?

O Santo Daime é uma doutrina de base Cristã, portanto acreditamos em Jesus Cristo. Porém nossos ensinamentos são transmitidos através dos hinos que cantamos e que são mensagens espirituais canalizadas, pelos fundadores da Doutrina ou por seus membros. Eventualmente também fazemos utilização da bíblia.

É verdade que o Santo Daime provoca alucinação?

Não. O termo alucinógeno é utilizado para referir-se principalmente ao efeito proveniente do uso de drogas sintéticas. Para o Santo Daime é mais apropriado o termo enteógeno, que significa “manifestação do ser divino”. Sendo assim, as possíveis imagens e visões que a pessoa possa ter, e que chamamos de miração, estão sempre relacionadas com uma experiência mística religiosa, auxiliando na resolução de conflitos psicológicos internos.

Quanto tempo dura o efeito?

De duas a três horas. Pode acontecer de durar um pouco mais, isso varia de pessoa para pessoa. Nossos trabalhos duram em média 4 horas, portanto, ao final, o participante já está de pleno controle de suas funções psicomotoras.